InfoLeite

Dicas, notícias e tudo sobre o mundo da pecuária de leite para produtores sempre bem informados!

4 Fatos sobre higiene na ordenha que todo produtor precisa se atentar

A produção leiteira é cheia de desafios, por isso, o produtor precisa ficar atento a todos os cuidados para evitar prejuízos. Além da sanidade do rebanho, que é essencial para obter um produto de qualidade e aumentar a produtividade diária, é preciso realizar um bom trabalho também na higiene da ordenha.

4   Fatos   sobre   higiene   na   ordenha   que   todo   produtor precisa se atentar

Quando a ordenha não é feita corretamente, o leite pode ser contaminado e até recusado pela indústria de laticínios. Além disso, aumenta a probabilidade da ocorrência de mastite no rebanho e consequentemente na diminuição da produção leiteira.

Para evitar esses danos, foque na higiene da ordenha. Veja a seguir dicas e como fazer isso de forma otimizada!

1. Suas mãos contam muito na higiene da ordenha

A higiene da ordenha começa pelas mãos do ordenhador. Seja o sistema de ordenha da sua propriedade manual ou mecânica, é preciso lavar as mãos, as unhas e mantê-las limpas durante todo o processo.

Caso a pessoa que faz a ordenha não tenha esses cuidados, ela mesma poderá levar, através das mãos, bactérias tanto para a teta da vaca quanto para o leite. Com isso, prejudica a saúde do rebanho e pode contaminar o produto.

2. Limpeza da ordenhadeira

Quem usa ordenhadeira mecânica na propriedade deve fazer a higienização ao final de todos os procedimentos. Mesmo quem ordenha três vezes ao dia deve lavá-la, com o detergente neutro próprio para essa finalidade, sempre que terminar uma ordenha.

Nunca deixe as peças sujas de uma ordenha para a outra, pois há proliferação bacteriana no aparelho, o que contamina o leite e pode aumentar a incidência de mastite na propriedade.

Além disso, antes da ordenha começar, é preciso passar água quente por toda a tubulação para a higienização correta.

3. Separe as vacas

Animais com mastite devem ser ordenhados apenas ao final e o leite deve ser descartado, até que o período de carência do antibiótico termine.

Nunca ordenhe uma vaca com mastite primeiro ou no meio dos animais sadios, pois além de correr o risco de perder toda a produção leiteira obtida nessa ordenha, você poderá levar as bactérias que estão causando a mastite para as outras vacas lactantes.

Vale ressaltar que uma vaca que é diagnosticada com mamite, além de ter todo o seu leite descartado durante todo o tratamento e período de carência do antibiótico intramamário administrado, ela também não volta a produzir como antes. Mesmo que a vaca esteja no pico de lactação, a quantidade de leite que ordenhava cai e não volta ao “normal” em animais acometidos com a doença, ou seja, o produtor tem o prejuízo com o tratamento e com a diminuição da produtividade diária do ordenho.

4. Higienize o animal antes da ordenha

Além da limpeza, que deve ser feita somente nas tetas e não no úbere todo, para evitar que a água suja caia no leite, é preciso secar bem antes da ordenha ser feita. Além disso, é indicado o uso de pré-dipping, no qual uma solução de iodo bem diluída é colocada nas tetas antes da ordenha começar. Isso ajuda a eliminar as bactérias presentes e evita mamite.

Não se esqueça também de desprezar os três primeiros jatos antes de colocar a ordenhadeira ou começar a ordenhar.

Gostou das dicas? Cuidando da saúde do rebanho e das práticas de higiene de ordenha, o produtor diminui as perdas de leite e aumenta os seus ganhos. A BrVet pode te ajudar nisso! Fale com a gente!