InfoLeite

Dicas, notícias e tudo sobre o mundo da pecuária de leite para produtores sempre bem informados!

Como a nutrição influencia na qualidade do leite e no bolso do produtor

O leite é um dos alimentos de maior importância para o desenvolvimento humano. Tanto que, ao nascer, toda criança recebe o leite materno como principal fonte de nutrientes. Depois, ao longo da vida o leite é agregado ao cotidiano, sendo muito utilizado, não apenas como alimento em si, mas também em diversas receitas.

Como a nutrição influencia na qualidade do leite e no bolso do produtor

Com tanta importância para o ser humano, o leite deve ter a maior qualidade possível, devendo cumprir diversos critérios do mercado. E essa qualidade requerida depende exclusivamente de como o animal que o produz é tratado. Por isso, a atenção para a nutrição dos bovinos é fundamental.

Então, confira a seguir: Como a nutrição influencia na qualidade do leite e no bolso do produtor!

O que é preciso para ter um leite de qualidade?

De acordo com o documento Nutrição e Alimentação de Vacas, produzido pela Embrapa, o sistema de produção de leite passa pelo tripé: genética, manejo e nutrição. Trata-se de um trabalho agropecuário complexo e que deve se atentar à composição nutricional, baseada em minerais, gorduras e proteínas.

É este manejo nutricional que influencia diretamente na qualidade do leite que é produzido pela vaca. Já foi comprovado que, quanto mais eficiente forem os cuidados com a alimentação dos animais, melhor será o resultado na qualidade do leite que é oferecido aos consumidores.

Fatores que influenciam

Além do cuidado nutricional com o gado, há outros fatores que o produtor deve se atentar, como a estação do ano, estágio da lactação, genética e manejo sanitário.

Porém, vale ressaltar que é a nutrição animal o fator mais importante. Tanto que pode representar até 70% dos custos para os produtores.

Nutrientes que as rações devem apresentar

O leite é composto por mais de 400 tipos de gordura, sendo o tipo A o mais positivo para a saúde humana. Neste sentido, um dos desafios dos produtores é reduzir ao máximo os ácidos graxos ruins do leite para que a bebida tenha a qualidade ideal para o consumidor.

Esse balanceamento começa com os nutrientes que as rações devem conter, afinal, tudo começa com o trabalho realizado com gado.

A alimentação das vacas é o grande segredo. Para isso, as rações das vacas devem conter adição de óleo de soja ou de girassol que colabora com o aumento de CLA no leite.

Acontece que a adição de óleo vegetal acaba tornando o custo de produção mais caro para o produtor. Porém, um produto diferenciado e com tantos benefícios para a saúde, acaba compensando os aumentos dos custos do ponto de vista financeiro.

Necessidades do animal de acordo com as fases

O produtor deve estar atento às necessidades do animal de acordo com as fases de gestação, lactação e desmame.

Durante a gestação, a vaca precisa consumir mais nutrientes, uma vez que o consumo de energia pelo animal tende a aumentar. Sendo assim, elas precisam de pelo menos 20% a mais de nutrientes.

Vamos ver a seguir algumas das necessidades do animal de acordo com as fases, como orienta o artigo: Guia rápido para nutrição de vacas leiteiras, do portal Milk Point.

Na lactação, ocorre um aumento da produção de leite com picos entre a 6 a 8 semanas depois do parto. O animal acaba emagrecendo porque nem a alimentação acompanha o ritmo de nutrientes necessários para a produção de leite. Neste momento, a ração deve ser ajustada, aumentando a quantidade de grãos em cerca de 0,5kg por dia para oferecer a energia necessária. Além disso, a fibra na ração não pode ser menos que 18% de FDA e 28% de FDN.

Essas quantidades precisam de muita atenção por parte do produtor, uma vez que o excesso pode causar acidose e, consequentemente, o leite pode ficar com baixa gordura, o que prejudica a comercialização e qualidade do alimento.

No desmame, é necessário que o produtor tenha atenção ao manejo para que o bezerro consiga consumir a quantidade correta de alimento sólido. Deve-se ter atenção ao consumo de 1kg a 1,5kg de concentrado por dia.

Quer saber mais sobre os cuidados que sua criação precisa? Continue navegando em nossos conteúdos exclusivos!