Podemos destacar a importância da bovinocultura leiteira, que está em ascensão. O cenário atual está bastante otimista no que diz respeito a produtividade e a qualidade do leite, propiciando cada vez mais a expansão da atividade pelo país.
Apenas isso já pode ser o suficiente para te convencer como esse ramo do agronegócio é vantajoso! Então, se quiser saber mais, continue a leitura!
2019 tem sido um ano otimista para a produção de leite!
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a produção de leite no Brasil no ano de 2018 teve uma queda significativa. Entre os motivos, podemos citar o preço do litro do leite pago ao produtor (R$ 1,20, que é considerado baixo) e o custo da produção teve um aumento – fechou o primeiro semestre com uma alta de 6% em relação ao que havia sido gasto no mesmo período em 2017. Além disso, nossos vizinhos Argentina e Uruguai apresentaram preços mais competitivos o que acabou prejudicando ainda mais o Brasil.
Mas a expectativa para 2019 é bem mais animadora. Um dos motivos é que em uma conferência realizada em Parma, na Itália, chegou-se à conclusão de que a demanda por leite neste ano será maior.
Outro ponto interessante a se tocar é que os lucros para o produtor em 2019 começaram maior em relação ao início do ano passado. É animador também que a boa produção de grãos na safra de 2018\2019 faz a previsão de que supere 230 milhões de toneladas de grãos. Isso está diretamente atrelado a redução de gasto com a alimentação das vacas principalmente.
Além das estimativas: O sucesso da produção também depende dos cuidados do pecuarista!
A produção de leite possui muita importância na economia do Brasil e a projeção é de que continue ocupando uma posição de destaque pelos próximos anos, atingindo resultados cada vez melhores
Entretanto, se faz muito necessário que haja um investimento maior nas técnicas produtivas, melhoria de pastagens, na higienização de equipamentos e genética do rebanho, para citar alguns fatores.
Esses cuidados são importantes para que o produto não perca a qualidade e o país continue sendo uma referência para o mercado internacional. Outro ponto é que se deve incentivar os produtores a continuarem no ramo e, até mesmo, ganhar novos adeptos. Precisamos cuidar da nossa agropecuária e economia, afinal de contas, elas andam atreladas!
Para saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à pecuária de leite continue acompanhando o nosso blog!