A pecuária de leite desempenha um papel essencial na economia, gerando emprego e receita através da produção e comercialização de leite e seus derivados.
Por isso, otimizar a produção é uma meta para todos os pecuaristas! A criação adequada das bezerras é necessária para obtenção de uma maior rentabilidade e na efetividade da atividade leiteira. Continue e leitura e entenda melhor sobre como o melhoramento genético pode ser uma ótima estratégia nesse cenário!
Como acontece a melhora genética para a produção leiteira
Basicamente, a melhora genética acontece com a seleção de um rebanho leiteiro com raças específicas que deverão ser criadas sob condições adequadas e reproduzidas, gerando animais com uma genética superior.
Um dos procedimentos realizados é a genotipagem, coletando um pedaço do tecido biológico do animal que será analisado para a identificação da tipagem da amostra. Com o resultado, define-se o sêmen adequado para o cruzamento, o qual deve ser correspondente ao melhoramento genético desejado para esse processo de reprodução.
O melhoramento vai além de escolha das raças
Independentemente da forma do processo de reprodução, seja por meios de inseminação artificial ou de monta controlada, o gado deve ser selecionado de forma que as melhores raças para a produção do leite consigam atingir a um processo positivo de leite por lactação.
Para que esses procedimentos tenham resultados satisfatórios, é necessário um cuidado maior com o manejo e a alimentação do rebanho.
Os animais devem ser criados em condições adequadas para que todo o seu potencial genético seja alcançado.
Melhores raças para a seleção de rebanho
A seleção de raças para o melhoramento genético é definida a partir de diversos fatores. No entanto, o que possui maior relevância é o sistema utilizado na propriedade para os processos de produção do leite.
Entre os fatores a serem analisados estão o clima regional, alimentação balanceada para as raças, a extensão do terreno com todos os seus acidentes geográficos, dentre outros fatores relevantes para o processo de produção.
Para a produção de leite, a raça europeia pura é a mais utilizada, onde temos a raça Holandesa, Pardo Suíça, Jersey e Guernsey. Porém, a mais selecionada para a produção é a Holandesa.
Para os produtores que criam as raças para obtenção de leite e da carne, o bovino mais selecionado é da raça Simental, mas outros como das raças Zebu Leiteiras e as vacas mestiças também são selecionadas para os processos de produtividade.
Continue navegando em nosso blog para ler mais sobre pecuária de leite!