InfoLeite

Dicas, notícias e tudo sobre o mundo da pecuária de leite para produtores sempre bem informados!

3 Práticas na Bovinocultura de Leite que você precisa evitar!

A bovinocultura de leite é cheia de desafios. Existem erros, aparentemente fáceis de serem corrigidos, que podem prejudicar a saúde do rebanho e gerar grandes problemas futuros. Leia nosso artigo e entenda!

3 Práticas na Bovinocultura de Leite que você precisa evitar!

A bovinocultura de leite é cheia de desafios. O manejo diário e o trabalho ininterrupto fazem o produtor rural não ter um dia de descanso. Além disso, os custos dos insumos não são baixos e, muitas vezes, na tentativa de economizar, o produtor acaba deixando de lado pontos importantes da produção.

Alguns gastos, que primeiramente podem parecer economia, depois se tornam grandes problemas na produção. Por isso, é importante ter cuidado e muita atenção. Existem erros, aparentemente fáceis de serem corrigidos, que podem prejudicar a saúde do rebanho e gerar grandes problemas futuros.

Para evitar que isso aconteça em sua propriedade, conheça alguns erros que são frequentes na bovinocultura de leite e precisam ser evitados.

“Economizar” com vacina é um erro na bovinocultura de leite

Todo mundo sabe que bezerras devem ser vacinadas, entre 3 e 8 meses de vida, contra a brucelose. Depois disso, deve receber a marcação na pele, além de ter o registro da vacina informado no órgão responsável em seu estado.

Contudo, essa é uma vacina que o produtor rural não pode comprar e aplicar. É preciso chamar o médico veterinário para realizar o procedimento. Isso é obrigatório, porque a brucelose é uma zoonose e, caso a pessoa não tenha as devidas precauções ao aplicar a vacina, pode ser infectada com a bactéria.

Isso faz com que o custo seja mais alto do que as demais. Muitos produtores, com a ideia de economizar, preferem não vacinar, mesmo sabendo que a vacinação é obrigatória. Se você já pensou em fazer isso, desista. Animais não vacinados podem adoecer e espalhar a doença por todo o rebanho. A solução é o abate do gado.

Nunca economize com vacinas e siga todo o protocolo corretamente, para garantir a saúde do rebanho.

Não secar a vaca

Três meses antes do parto é necessário secar a vaca, para que ela se recupere para um novo ciclo de lactação. Há quem não faça o procedimento e tenta deixar o animal lactante, sem folga.

Isso prejudica a produção e até a gestação. Se um animal não tem o período no qual fica seco, ele não consegue recuperar o escore corporal, nem se preparar, fisiologicamente, para a produção de leite. Assim, é importante que a vaca seja seca no tempo certo.

Alimentação na época de seca

Muitos produtores não se preparam para a época de seca ou de inverno e, quando ela chega, acabam comprando alimento do vizinho. Isso encarece a produção e diminui ainda mais o lucro obtido com a bovinocultura de leite. Por isso, é importante estar preparado para a época na qual o pasto estará mais comprometido. É necessário ter alternativas para alimentar o gado.

Entre elas, pode-se optar por silagem de milho, ou cana-de-açúcar com ureia, que tem baixo custo e pode ser uma alternativa. Vale lembrar que essa escolha vai depender do seu rebanho, quantidade de produção, entre outros. De qualquer forma, é preciso se preparar para o inverno, nem que seja com a plantação de aveia ou azevém.

Gostou das dicas? Então, navegue em nosso blog e descubra mais informações sobre a bovinocultura leiteira!