InfoLeite

Dicas, notícias e tudo sobre o mundo da pecuária de leite para produtores sempre bem informados!

As 4 dicas mais eficientes para o controle de carrapatos no rebanho

Pecuaristas estão sempre em busca de alternativas para manter sua criação de gado livre dos temidos carrapatos. Nesse artigo, apresentaremos a você as 4 dicas mais eficientes para controlar essa infestação no rebanho.

As 4 dicas mais eficientes para o controle de carrapatos no rebanho

Pecuaristas estão sempre em busca de alternativas para manter sua criação de gado livre dos temidos carrapatos. Nesse artigo, apresentaremos a você as 4 dicas mais eficientes para controlar essa infestação no rebanho.

Os carrapatos são parasitas que se alimentam do sangue de seus hospedeiros, no caso, os bovinos leiteiros. A infestação por carrapatos acarreta anemia e perda de peso no gado, podendo levar até a sua morte.

Esses fatores resultam diretamente na redução da produção de leite e consequente prejuízo aos produtores. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a perda chega a R$12 bilhões por ano. Desta maneira, é de suma importância tratar do problema de forma correta e eficiente.

1. Época do ano mais propícia

A fêmea do carrapato se desprende do couro do bovino e na pastagem coloca milhares de ovos. Estes, viram larvas e em uma semana já começam a se hospedar no gado. Em 21 dias, o parasita passa pelas fases de larva, ninfa e paraninfa e quando adulta a fêmea cai no solo e inicia novamente o ciclo.

Esse ciclo dura 21 dias, sendo entre 3 e 5 gerações de carrapatos por ano. Portanto, a melhor maneira de combater infestações é atuar na geração mais vulnerável e assim, enfraquecer as demais e facilitar o trato.

A Embrapa, por meio de pesquisas, desenvolveu o Programa de Controle Estratégico dos Carrapatos revelando que no Sudeste a geração de carrapatos entre os meses de janeiro e abril é mais fraca devido ao excesso de calor.

Nesse período, recomenda-se aplicar carrapaticidas nos animais a cada 21 dias.

No decorrer do ano, realize a manutenção caso seja observado aumento na quantidade de carrapatos no rebanho, sobretudo no mês de setembro quando a temperatura em elevação faz a germinação dos ovos.

2. Produto adequado

É fundamental ter muito cuidado na escolha do carrapaticida. Produtos inadequados ou em dosagens incorretas podem não eliminar a infestação e ainda deixar os parasitas resistentes ao produto.

Para aumentar a efetividade do tratamento, a Embrapa disponibiliza ao pecuarista um teste de sensibilidade do carrapaticida que é capaz de identificar qual o melhor produto e melhor maneira de aplicação para o tipo de parasita encontrado.

Esse teste é gratuito e online. Além disso, também é necessário seguir as orientações de um médico veterinário.

3. Aplicação correta

O momento da aplicação do carrapaticida é um dos mais importantes no controle de carrapatos no rebanho, por essa razão, esteja atento às dicas:

  • fazer a diluição do produto segundo as orientações da bula;
  • aplicar em todo o gado;
  • evitar as horas mais quentes do dia;
  • o responsável pela aplicação deve ser treinado e usar EPIs;
  • conter o animal, regulando o jato de forma que alcance sua pele.

4. Controle do ciclo

Conforme citamos no primeiro tópico, deve haver uma periodicidade na aplicação do carrapaticida, utilizando como base o ciclo de vida do parasita e as determinações de cada produto. Esse fator é determinante para eficiência do tratamento e controle de carrapatos no rebanho.

Tomando medidas adequadas como as indicadas acima, é possível combater a infestação de carrapatos e ainda evitar os prejuízos financeiros causados por esse vilão!

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe, e continue navegando em nosso blog para mais informações sobre a pecuária de leite!