InfoLeite

Dicas, notícias e tudo sobre o mundo da pecuária de leite para produtores sempre bem informados!

Tudo o que você precisa saber sobre comércio de sêmen de boi

Já pensou na possibilidade de investir em um negócio totalmente rentável e lucrativo? Então entenda melhor sobre o comércio de sêmen de boi e quais as tendências desse mercado!

Tudo o que você precisa saber sobre comércio de sêmen de boi

A necessidade de aumentar a produção de carne bovina e de leite faz com que os pecuaristas optem por um modo mais seguro de reprodução animal.

Para isso, a utilização da inseminação artificial (IA) é uma boa alternativa, pois com esse método há a redução de problemas como baixa fertilidade e disseminação de doenças sexualmente transimissíveis, desde que realizado os devidos testes de verificação da qualidade desse sêmen por meio de exames andrológicos.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue a leitura e confira as dicas que vão lhe mostrar tudo o que você precisa saber sobre o comércio de sêmen de boi.

De que modo funciona o processo do comércio de sêmen de boi

A IA é o ato de depositar sêmen no aparelho reprodutivo da fêmea (geralmente útero), para que ocorra a fecundação e reprodução. O processo de inseminação foi pensado com o objetivo de erradicar doenças infecciosas que ocorriam durante a reprodução natural.

Com o aprimoramento dessa técnica, notaram-se diversas vantagens que esse procedimento pode trazer como:

* diminuição na perda de espermatozoides;

* utilização de touros que estavam incapacitados para reprodução natural;

* aceleração do cruzamento genético;

* rebanho mais saudável;

* aumentar o número de fêmeas por touro.

Ou seja, esse método traz diversas vantagens para a produção e reprodução de bovinos.

Como ocorre o processo de produção e comércio de sêmen?

Quem trabalha com a IA sabe que esse procedimento necessita de muita capacidade técnica e muita precisão. Por isso, esse procedimento exige alguns cuidados e só deve ser aplicado por especialistas.

O processo de comercialização de sêmen já inicia com a escolha dos touros. Os melhores animais da fazenda vão para uma central onde recebem tratamento especial e para melhorar a qualidade do seu sêmen, que pode ser utilizado fresco (recém coletado), resfriado (para utização de 4 a 9 dias) e congelado

Nessas centrais de reprodução os animais escolhidos são mantidos em piquetes individuais. Esse material passa por diversas análises em laboratório e posteriormente é congelado a uma temperatura de -196º graus e guardado em nitrogênio líquido.

Cada ejaculada do touro pode render uma quantidade de 50 a 1000 doses, a média ficando em torno de 400 doses, mas depende da concentração desejada, além do volume e qualidade espermática.

O valor de comercialização das doses pode variar bastante conforme a raça do boi. As raças de bois como a Angus e a Nelore, por exemplo, podem ter preços por doses mais atrativos devido a sua genética.

Quem pode entrar nesse negócio e como está o mercado?

O setor agropecuário bovino bate recorde de produção ano após ano, tanto na produção leiteira quanto para o gado de corte. Estima-se que haja em torno de 220 milhões de cabeças de gado, somente no Brasil.

A comercialização de sêmen tem atraído muita gente que quer ter lucros expressivos, conforme a aumenta a demanda dos pecuaristas.

Nesse sentido, surge essa grande oportunidade de comercializar o sêmen bovino. Normalmente, quem se aventura nesse ramo são pessoas que já possuem suas raízes no agronegócio. No entanto, mesmo pessoas que são de outros ramos podem investir nessa atividade.

Você pode comprar os touros e mantê-los na central de inseminação e receber mensalmente a porcentagem nos lucros na venda dos sêmens desses animais.

Essa porcentagem pode ser fixada por dose de sêmen, por exemplo, a uma média de 15 a 20% em cada dose vendida.

Além disso, diversos países já exportam sêmen de boi. Ou seja, a comercialização de sêmen pode se tornar um negócio muito lucrativo e rentável para quem deseja investir, tanto para comercialização no Brasil quanto para o exterior.

Gostou dessas informações? Então continue navegando em nosso blog e informe-se!