InfoLeite

Dicas, notícias e tudo sobre o mundo da pecuária de leite para produtores sempre bem informados!

Relação entre bem-estar das vacas leiteiras e a produção de leite

Assim como os humanos, os animais precisam dos cuidados que recebem desde que nascem. O bem-estar de animais, como vacas leiteiras e o gado reprodutor, deve ser algo de grande interesse de criadores. Saiba mais ao longo deste texto!

Relação entre bem-estar das vacas leiteiras e a produção de leite

Entender as necessidades deste grupo de animais é essencial para que eles tenham qualidade de vida e, assim, possam gerar os resultados esperados. Vejamos no decorrer do post mais sobre isso e sobre a relação entre bem-estar das vacas leiteiras e a produção de leite.

Por que situações de estresse em vacas leiteiras podem impactar a produção?

Estresse em animais que produzem leite pode impactar, e muito, na produção. Um dos principais problemas ocasionados por este tipo de situação é a redução da produção de leite. É importante para fazendas de gado leiteiro avaliar constantemente como está a qualidade de vida dos animais para garantir sua saúde e evitar prejuízos.

O bem-estar animal, de acordo com o pesquisador da Embrapa, Alexandre Rossetto Garcia, depende do que se entende por estresse nos mesmos. O estresse é algo que é manifestado em animais na forma de alterações biológicas e comportamentais pelo estímulo negativo a que ficam submetidos.

Estes estímulos podem ser na forma de calor, falta de água fresca para beber ou água de má qualidade, longos períodos sem se alimentar, alimentação pobre em nutrientes, transporte, desmame: todos estes elementos que causam uma privação física, podem causar exaustão e angústia no animal.

Porém, algumas situações estressantes não podem ser evitadas, como no caso de vacinação ou outro procedimento de manutenção de saúde, o que é importante para conferir mais segurança e qualidade aos produtos.

Como criar situações que gerem bem-estar e otimizem a produção de leite

Alexandre Rossetto recomenda que os criadores criem algumas medidas para manter a produção de leite sempre em um nível de qualidade. É importante focar no respeito ao animal. Isto é feito com o planejamento prévio das atividades nos currais a fim de diminuir o tempo em que as vacas passem nestes locais.

Oferecer uma dieta adequada e balanceada e dispor de água fresca e em abundância nos bebedouros é algo que deve ser feito periodicamente.

As necessidades dos animais de acordo com a Pirâmide de Maslow, são:

• ficar livres de fome e sede, ter acesso a água e alimento adequados para manter a sua saúde em dia;

• evitar o desconforto no ambiente em que os animais vivem, com boas condições de abrigo e descanso;

• prevenir que eles sintam dores, doença e injúria, e, caso seja inevitável estes acontecimentos, que os animais possam ter um pronto atendimento, diagnóstico e tratamento adequado;

• ter liberdade de expressão comportamental de sua natureza, com espaço suficiente e instalações adequadas à sua espécie;

• estar livres de estresse e em boas condições que evitem o sofrimento mental.

As vacas, pertencentes aos bovinos, são animais que apreciam rotina e têm boa memória. Assim, elas são capazes de saber diferenciar as pessoas envolvidas em interações com elas, apresentando diferentes reações a cada uma.

Desta forma, quanto mais conhecidas e agradáveis as pessoas se tornam para elas, mais serão evitados comportamentos negativos que diminuem a sua qualidade de vida, o que afetará também diretamente na produção de leite.

Se você achou esse conteúdo interessante, continue navegando em nosso blog! A brvet possui soluções voltadas especificamente para a produção leiteira e pode contribuir muito para o bem-estar do seu rebanho. Conheça as nossas linhas e fale conosco!