InfoLeite

Dicas, notícias e tudo sobre o mundo da pecuária de leite para produtores sempre bem informados!

CCS do leite: Saiba se o seu rebanho está livre da mastite

Você já sabe que a mastite é um dos principais problemas que podem acometer o seu rebanho. Mas você sabe identificar quando ela ocorre? Leia este artigo completo para entender como saber se seus animais estão saudáveis!

CCS do leite: Saiba se o seu rebanho está livre da mastite

Cuidar bem do rebanho de gado leiteiro inclui procedimentos, exames e cuidados constantes. Porém, às vezes, uma doença pode surgir de forma silenciosa e preocupar o produtor: a mastite, uma inflamação que ocorre na glândula mamária das vacas.

Para prevenir o aparecimento desta infecção, a CCS (contagem de células somáticas) é fundamental. O procedimento faz uma contagem de células que podem indicar a presença desta doença e outras infecções.

A prevenção é o melhor caminho, mas caso a infecção já tenha acometido um ou mais animais do rebanho, é possível tratar, embora tal tratamento possa ser bastante oneroso para o produtor, por conta de exames e medicamentos.

Além disso, a ocorrência da mastite prejudica também a produção do leite, a saúde das vacas de uma forma geral – podendo ser fatal - e, se não tratada, se torna até um problema humano.

Por isso a importância de conhecer esta doença, ficar atento aos primeiros sintomas e, principalmente, saber como prevenir. Na maioria dos casos, a infecção acontece de forma silenciosa e pode ser contagiosa.

Causas

A mastite pode surgir por meio infeccioso, causado por micro-organismos (forma mais comum), mas também por lesão química ou mecânica. Quando infectado, o animal passa a produzir leite com alterações químicas e físicas.

Sintomas

É importante ter em mente que existem dois tipos de mastite: clínica, que apresenta sintomas, e subclínica, que não apresenta sintomas aparentes.

No caso da mastite clínica, surgem lesões visíveis no úbere, inchaço, além de febre, dor e endurecimento. O leite também será afetado, podendo apresentar alterações como coágulos, sangue e pus.

A mastite subclínica é ainda mais perigosa, já que não mostra sinais aparentes, fazendo a doença se espalhar entre o gado sem ser percebida.

Tratamento

O tratamento da mastite consiste, basicamente, na utilização de medicamentos antimicrobianos e antibióticos. Dessa forma, é possível cuidar dos animais já infectados, mas também evitar que a doença se espalhe, caso a mastite seja contagiosa e ainda evitar mortes.

O tratamento desta doença leva em consideração o animal e sua saúde, como a idade e o estágio de lactação.

A CCS também exerce papel fundamental no tratamento: é com a contagem de células que será possível saber se a infecção está regredindo ou não e, assim, ter a noção exata de que o tratamento está surtindo os efeitos desejados.

Prevenção

Uma dica muito importante para a prevenção da mastite diz respeito diretamente a como o animal é manuseado, ao ambiente em que ele vive e dos procedimentos corretos pelo qual ele passa.

O ordenhador deve ter pleno controle no momento da ordenha para evitar lesões e, também, manter a higiene adequada a fim de não infectar o animal. O espaço deve ser devidamente limpo e higienizado, bem como todos os utensílios utilizados.

A CCS também tem papel fundamental para o controle da mastite. Fazer a contagem de células pode indicar a presença desta doença ainda em estágio inicial. No caso da mastite subclínica, a CCS é o único meio de saber sobre a infecção.

Se esse conteúdo foi interessante para você, compartilhe e continue visitando o nosso blog!