InfoLeite

Dicas, notícias e tudo sobre o mundo da pecuária de leite para produtores sempre bem informados!

Conheça as músicas nacionais que mais retratam a vida no campo!

A vida no campo é marcada pelo belo e incansável trabalho de diversos produtores rurais, e esse estilo de vida inspirou a composição de muitas canções ao longo dos anos. Hoje falaremos um pouco sobre 2 músicas nacionais marcantes que reforçam os valores e a identidade de quem vive no campo. Confira!

Conheça as músicas nacionais que mais retratam a vida no campo!

A vida no campo é marcada pelo belo e incansável trabalho de diversos produtores rurais. São eles os responsáveis por nos fornecerem toda a variedade de alimentos disponível no mercado. Felizmente, sobram homenagens para essa gente tão especial!

Esse estilo de vida inspirou a composição de muitas canções ao longo dos anos. Algumas delas, narram histórias com grau de detalhes tão grandes, que prendem a atenção do ouvinte em um instante.

Pensando exatamente nestas obras-primas, nós falaremos um pouco sobre 2 músicas nacionais marcantes que reforçam os valores e a identidade de quem vive no campo. Confira!

Vida no Campo - Pena Branca e Xavantinho

Composta por uma das duplas mais importantes (Pena Branca e Xavantinho) do gênero caipira, a música “Vida no Campo” merece ser citada. E isso se deve a uma série de razões, tanto do ponto de vista melódico quanto poético.

Para começar, a introdução da música é feita por um dos pontilhados de viola mais inesquecíveis e bonitos de todos os tempos. Nada mais propício para o início daquela batida clássica da música caipira de raiz.

Com uma letra extremamente simples, mas indiscutivelmente poderosa, Pena Branca e Xavantinho resumem o que é viver no campo. Nesse belo resumo, está, por exemplo, o nascer do sol antecipado pelo canto do galo, talvez uma das marcas mais sólidas do campo.

A dupla também compara na música a maravilha da vida no campo com o prazer de comer uma fruta madura, provocando uma mistura de sentidos, enaltecendo o paladar. Então, surge um “cuscuz com leite” e um “mel no coração”, rimando com “requeijão”. Tudo isso, somando com gado logo ali, no curral, traz a todos a maravilhosa sensação da vida no campo.

A letra de Vida no Campo ainda realça as noites, preenchidas pelas famosas prosas narradas pelos compadres. Fazer uma fogueira, tocar viola e ouvir uma prosa: eis o que é a vida no campo.

Tocando em Frente - Almir Sater e Renato Teixeira

Dois outros ícones da música sertaneja são Almir Sater e Renato Teixeira. No caso, a letra é extremamente feliz ao correlacionar vida no campo com o próprio jeito de se viver, o que é claro em um trecho da música que cita “tocar os dias”, como se estivesse tocando uma boiada.

Segundo o próprio Almir Sater, a música foi feita na casa de Renato Teixeira. Em um dado momento, Sater começou a dedilhar uma melodia, enquanto Teixeira escrevia os versos.

“Tocando em Frente” fala sobre a importância de manter a serenidade durante os momentos difíceis da vida. Indicando que a maturidade é vital para, sobretudo, continuar vivendo.

A música também fala um pouco sobre o ciclo da vida. No campo, por exemplo, depois de uma safra ruim, o produtor rural sempre acredita que a próxima será excelente, sugerindo que persistência é uma constante indispensável para colher bons resultados.

Assim, essas duas músicas demonstram como o homem do campo vive uma relação de amor profundo com a sua própria região. Há um conjunto de músicas que valorizam a amizade, o companheirismo e a família, que são aspectos típicos da vida no campo. São canções que eternizaram o cotidiano e as histórias de quem vive da terra e engrandece o Brasil.

O que achou? Conhece alguma música que, para você, também é marca registrada da vida rural? Conte para a gente!